Toda a história tem um começo …
E o nosso começo foi muito cedo. O primeiro passo foi dado quando desde pequena eu frequentava as sessões de fonoaudiologia junto com a minha irmã Cecilia. Ali, tão cedo, vendo minha irmã mais nova se desenvolver com a Síndrome deu Down, me dei conta que a comunicação, a fala e a linguagem são áreas que podem ser ensinadas, podem ser estimuláveis e ainda, que pode ser criado uma estimulação colaborativa entre familia, amigos, educadores e terapeutas.
Conhecer, descobrir, avançar e aprender: são verbos que de certa forma me definem, todos relacionados ao exercício da liberdade. Tive uma infância alegre e saudável junto dos meus irmãos e esse contato precoce com a a fonoaudióloga da minha irmã, me inspirou. Mais tarde já formada, eu vim estagiar com esta mesma fono no hospital da Aeronáutica de Canoas – RS.
Atravessar fronteiras sempre foi meu desejo desde quando era guria. Incluindo fronteiras mentais e não somente geográficas. Sou gaúcha e moro em São Paulo há muito anos, lugar que escolhi para estudar e trabalhar com fonoaudiologia.
Desde a infância eu já ensaiava qual a resposta que daria quando alguém me perguntasse o que queria ser quando crescesse: adulta. Eu ansiava por ter 18 anos. E que fosse logo, de uma vez. E todos falavam que ser criança era divertido, que eu deveria aproveitar, mas eu olhava os adultos ( como aquela Fono ) e achava que aquilo sim era ser divertido. Eu acredito nisso até hoje, que crescer pode ser tão divertido quanto ser criança e realizo muito isso, trabalhando e auxiliando crianças a se desenvolverem na comunicação.
Ao me formar em 2004, na cidade de Porto Alegre, eu sempre busquei novos desafios incluindo me mudar para uma cidade do interior onde não havia fonoaudiólogos e pude contribuir muito para a prática fonoaudiológica junto ao SUS, desde então. Em 2008 me formei na minha primeira pós graduação em Linguistica Aplicada e posteriormente me mudei para SP para estudar Motricidade Oral e Disfagia.
Essa trajetória junto a muitas pós graduações, cursos de extensão diversos, palestras e seminários que ministrei e participei está fortemente ligada a minha ‘gamação’ por estudar e por estar sempre em movimento. Foi em cada novo curso que eu encontrei profissionais generosos que me ensinaram mais e mais sobre a fonoaudiologia que pratico hoje. Essa inquietude sempre me despertou para fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo; comumente eu tinha mais de um emprego, fazia mais de um curso ao mesmo tempo.
Ao longo desses 18 anos de carreira, busquei ter meu consultório por cada cidade que passei, para fazer as coisas da maneira que eu acreditava, e como seria isso? Juntando evidência cientifica à prática clinica e desta forma garantindo tratamentos mais eficazes para todos que me procuravam.
Meus estudos sempre continuaram nas áreas de linguagem, transtornos dos sons da fala com uma paixão especial pelos transtornos motores de fala.
Atualmente estamos em São Caetano do Sul – ABC – SP com uma clínica especializada em transtornos dos sons da fala e desenvolvimento atípico de linguagem. Possuímos uma equipe de profissionais lindas e competentes que me trouxeram um novo desafio: supervisionar e ensinar o que eu sei para este time de fonoaudiólogas.
Neste momento o Mestrado em Educação em Saúde se fez pertinente e tem sido um verdadeira paixão com novas fronteiras e desafios a conquistar. Entender que não basta ser uma ótima fonoaudióloga para ser uma boa professora, fez toda diferença para que eu pudesse pulverizar minha prática clínica e contribuir para o crescimento de colegas que gostariam de aprender mais sobre Fonoaudiologia na Síndrome de Down, no Transtorno do Espectro do Autismo, nos atrasos do neurodesenvolvimento, na comunicação aumentativa e alternativa e nos transtornos dos sons da fala.
Nosso trabalho atualmente é voltado para orientar, avaliar, diagnosticar e tratar/estimular precocemente patologias de fala e linguagem em crianças, jovens e adolescentes que apresentam o desenvolvimento da fala ou comunicação comprometido ou atrasado.