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29 de novembro 2022

Transtorno do Espectro do Autismo

As características que diferenciam TEA de outros atrasos/transtornos do desenvolvimento da linguagem.

Contato Visual: Crianças com autismo têm dificuldade em prestar atenção em rostos e seguir quando você aponta para algo. Em crianças com desenvolvimento típico, ambas as habilidades são dominadas antes dos 12 meses
Atender quando chamado: Crianças com autismo respondem de forma inconsistente aos seus próprios nomes. Os bebês começam a alertar para seus nomes entre 4 a 6 meses e respondem consistentemente olhando quando alguém chama seus nomes por volta dos 12 meses.
Apontar ou mostrar objetos de interesse: Crianças com autismo podem ter dificuldade em apontar ou mostrar objetos para outras pessoas, o que geralmente é dominado aos 15 meses.
Fingir Brincar: Crianças com autismo têm dificuldade em fingir brincar ou usar um objeto para representar outro objeto. A maioria das crianças com desenvolvimento típico é capaz de demonstrar como os objetos familiares são usados ​​aos 15 meses e mostram verdadeiro “faz de conta” nas brincadeiras, como alimentar uma boneca ou substituir objetos durante as brincadeiras, aos 24 meses.
Imitação: Crianças com autismo têm dificuldade em aprender a imitar ações, sons e palavras. As crianças com desenvolvimento típico imitam bem aos 16 meses.
Comunicação não – verbal: Crianças com autismo têm dificuldade em entender e usar gestos e podem exibir um afeto “plano” ou expressões faciais ou linguagem corporal limitadas. Conforme observado anteriormente, as crianças pequenas devem usar muitos gestos aos 16 meses.
Desenvolvimento da linguagem: Crianças com autismo apresentam atrasos e diferenças tanto na compreensão quanto na expressão da linguagem em comparação com seus colegas da mesma idade; eles podem falar, mas não se comunicar com os outros. Os resultados dos testes de linguagem expressiva para uma criança com autismo podem estar em um nível de desenvolvimento mais alto do que as habilidades receptivas, o que significa que uma criança com autismo pode dizer mais do que entende. Este é um padrão de desenvolvimento atípico, já que a maioria das crianças entende muito mais do que pode dizer.

Quando observamos uma constelação desses problemas em crianças com atrasos na fala, devemos começar a suspeitar de autismo e ajustar nossos protocolos de tratamento, bem como nossas conversas com os pais. Não é sensato ignorar essas questões.
(ASHA, 2015)

Fga. Cristina Esteves CRFa 2-8689-7

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